HISTÓRIA - Batalha por Schloss Itter

 Sim, mais um post sobre História. Estórias da nossa História, no fundo. Ideias? Não tenho mais. Aguentem-se.
 Hoje vou falar sobre a batalha mais estranha de toda a Segunda Guerra Mundial.
 Temos de um lado uns nazis, - até aqui tudo normal. Segunda Guerra, nazis. Tudo bem. - e do outro lado temos o exército americano, algumas personalidades francesas e... o exército alemão.

 E porquê?

 Já vamos ver.

 ATENÇÃO: O PRÓXIMO ASSUNTO PODE SER POTENCIALMENTE CHATO PARA PESSOAS REGULARES. SE VOCÊ SE CONSIDERA DE ALGUMA FORMA REGULAR, PROSSIGA COM CUIDADO, OU ABANDONE O POST

WARNING: THE FOLLOWING SUBJECT MAY POTENTIALLY BE BORING FOR REGULAR PEOPLE. IF YOU CONSIDER YOURSELF, IN SOME WAY, REGULAR, PROCEED CAREFULLY, OR ABANDON THIS POST

Schloss Itter (castelo Itter) é um castelo austríaco do século XIX, que, durante a Segunda Guerra Mundial foi tornado numa prisão alemã para VIPs franceses.
Schloss Itter - Tirol
 A 4 de Maio de 1945, dezasseis soldados americanos, comandados pelo Tenente Jack Lee, e acompanhados por três tanques Sherman, chegaram à vila de Itter, com o objectivo de libertar os
prisioneiros. Entretanto, Josef Gangl, um oficial alemão desertor, ao comando de uma divisão da Wehrmacht, entrega-se aos americanos, e contacta com a resistência anti-nazi da zona, a quem fornece armas.
 Vendo as forças americanas a aproximar-se, os guardas da prisão fogem, e os prisioneiros aproveitam as armas deixadas por eles e juntam-se aos americanos, e aos três tanques.
 No dia seguinte, chegaram forças das SS para tomar o castelo, e, aí, as forças alemãs e americanas, a resistência austríaca e as personalidades francesas fundiram-se num só exército contra os nazis, e
Major Josef Gangl
conseguiram segurar a barricada até ao dia seguinte, quando chegam reforços aliados.
 Ao todo, as forças anti-nazi eram compostas por cerca de quarenta soldados, contra por volta de 200 soldados das SS. Durante a batalha, o Major Josef Gangl foi morto por um franco-atirador, e até hoje é relembrado como herói nacional austríaco. O Tenente Lee foi agraciado com a Cruz de Serviço Distinto.
 Esta é considerada a mais estranha batalha da Segunda Guerra Mundial, porque foi travada cinco dias depois do suposto suicídio de Hitler, e também porque é a única batalha da Segunda Guerra em que os exércitos alemão e americano lutaram como aliados.

 Mais uma vez, existe uma música dos Sabaton sobre isto. Mas, como é óbvio, não foi por isso que eu me lembrei disto... Não. Chama-se The Last Battle.


  É capaz de haver um filme, também, mas aqui vocês que procurem. Eu nunca vi nenhum sobre este tema. Mas pronto. 
 Vou-me deitar, que já é tarde.










Comentários

Enviar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo! Deixe as suas opiniões, criticas ou sugestões.

Mensagens populares deste blogue

HISTÓRIA - Rebelião Satsuma

Anda Tudo Parvo, e Mais o Caraças